terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O “jornal cultura de expressão portuguesa“, pede, TRANSPARÊNCIA PARA 2013!


O “jornal cultura de expressão portuguesa“, pede, TRANSPARÊNCIA PARA 2013!
 
Estamos felizes, porque vamos começar o ano com a 1. Edição em papel e 10. Edição online.

Estamos a ser lidos por centenas de pessoas, atingimos finalmente mais de 5.000 visitas…

Era de bom agrado que gostaríamos que, ao lerem nossos/vossos artigos, fizessem comentários sobre algum deles, pela positiva ou pela negativa, sem que maltratem algum dos escritores que no jornal insere. Nós teríamos a honra de brindar convosco, escolhendo os melhores para publicação no mês seguinte no jornal cultural. Aguardamos. Um bom ano 2013.
http://jornalculturaexpressaoportuguesa.blogspot.ch/
VOTEM E COMENTEM!
 
Director: Chico Bento

12 comentários:

  1. Boa noite,

    Em pesquisas na net dei por mero acaso com a vossa publicação. Após visita detalhada ao vosso website constatei que podem melhorar em muito a visibilidade do mesmo e angariar novos leitores e eventualmente subscritores à vossa nova versão em papel, isto se tiverem em linha de conta algumas das chamadas de atenção a seguir mencionadas (notar que não são críticas, são apenas sugestões).

    Quero deixar bem claro em 1º lugar que esta opinião é pessoal (vale o que vale) em 2º lugar que não pertenço a qualquer tipo de organização, jornal concorrente, etc… e em 3º lugar que não faço crítica pela crítica (tenho imenso respeito por quem por carolice, sem interesse tenta levar um projeto avante).

    Dito isto, vamos ao que interessa:

    A plataforma Blogger onde desenvolveram o vosso website não será a mais indicada para um jornal “Jornal Cultura de Expressão Portuguesa”, isto porque em termos de “lay out” fica uma perfeita confusão. Há plataformas gratuitas mais interessantes tais como www.wordpress.com ou www.googlesites.com , é uma questão de analisarem sites criados nessa configuração.
    Por exemplo o googlesites permite um sistema de arquivo muito mais interessante e abertura de novos separadores e o wordpress permite gerir muito melhor a questão das sondagens.
    Claro que pessoalmente considero o googlesites como a plataforma mais completa em termos de arquivos, apresentações, etc…, não tivesse ele sido desenvolvido pelo Google.

    No vosso website não se compreende que os nº01,02,03 e 04 estejam perfeitamente acessíveis e diretamente na página principal enquanto os restantes nºs se encontram misturados no arquivo do Blog, não se percebendo muito bem o que querem dizer aquelas datas nos arquivos.

    Após visualização dos nºs 01,02,03,04 constato o seguinte:

    - Existem artigos escritos com o novo acordo e outros com o antigo. Decidam-se! e mencionem qual o acordo escolhido (eu pessoalmente não concordo com o novo acordo ortográfico mas no entanto escrevo de acordo com o mesmo, para além que existem na net formas de obter o word em português com o novo acordo).

    - Existe demasiada publicidade ao autor Quelhas e aos seus trabalhos. Compreendo a razão (é o mentor do projeto), mas para quem acede ao site pela 1ª vez pode achar demasiado narcisismo e levar mesmo a que não volte a visitar. Seria preferível abrir um separador onde é colocada toda a informação do autor Quelhas (morada, obra, percurso, textos, poemas, etc…) e nos artigos colocar um link direto para esse mesmo separador.

    - As fotos do jornal online são de fraca qualidade (resultam em minha opinião das diferentes digitalizações, reduções a que são sujeitos ou eventualmente ao formato, Jpeg, etc…). Definam junto dos diferentes participantes uma parametrização das fotos a serem remetidas, isto é tamanho e formato.

    - Os textos do jornal online umas vezes apresentam 2 colunas outras vezes 3 colunas (difícil leitura porque texto lê-se de cima para baixo, obrigando-nos a baixar e depois novamente a subir) e quase sempre letterings e tamanhos de letra diferentes. Acredito que isso se deva aos diferentes suportes dos textos recebidos e que depois são copiados para a vossa formatação do jornal (copy/paste). Presumo que no jornal utilizem o Microsoft Office Publisher, daí essas diferenças. Definam também aqui regras para os envios dos textos (lettering e tamanho de letra). Desta forma o vosso trabalho de paginação torna-se mais simples e o jornal tornar-se-ia mais sóbrio.

    (por limitação de 4.096 caracteres imposta pelo Blogger, este comentário foi remetido em duas partes, sendo esta a 1ª parte)

    ResponderEliminar
  2. (continuação do comentário anterior 2ª parte)

    - O jornal em si apresenta demasiada publicidade no meio dos artigos (compreendo que necessitem de patrocinadores, mas não é isso que o leitor procura). Devem criar espaços separados ou colocar a publicidade em locais próprios.

    - Em minha opinião, utilizam demasiadas cores no jornal, tornando-o demasiado folclórico e dando a ideia de demasiado amadorismo. Sobriedade acima de tudo, isto para serem uma referência para as comunidades que presumo sejam o vosso público-alvo.

    - Corrijam-me se estiver errado mas presumo que o vosso jornal seja apartidário, pelo que não se compreende que em 9 números existam em pelo menos 4 números alusões (reportagem estatutos) ao partido PDP (Partido Democrático de Portugal). Acreditem, para quem lê não fica bem, para além de quem faz a subscrição ou consulta online não gosta de ver este tipo de promoção. Sou apartidário mas voto sempre que necessário.

    -Uma vez que o vosso objetivo principal é aumentar o nº de visitas ao site e o nº de subscritores, devem criar novas rúbricas, úteis e interessantes (por exemplo, endereços uteis aqui na Suiça, como tratar este assunto, onde tratar este assunto, experiências vividas na Suiça, encontros, aventuras, etc… Tudo isto é válido para qualquer país que V.Exªs queiram abarcar (efeito repetição).

    - Quem vive fora de Portugal tem acesso via televisão, internet, etc… a vários assuntos generalistas que V.Exªs abordam no jornal pelo que não vejo utilidade (opinião pessoal), daí que colocava a tónica em outros assuntos mais práticos do dia-a-dia. Desta forma começavam a criar mais interação dentro da comunidade. O povo gosta de seguir o que a malta vai fazendo ou desenvolvendo por estas paragens e além.

    - Claro que muitos portugueses não gostam de falar na 1ª pessoa mas aqui poderiam falar na terceira pessoa (sempre mais fácil).

    - Porque não criar um perfil do jornal no Facebook. Aumentavam a vossa notoriedade quer ao site, quer ao Facebook uma vez que criava-se uma promoção a duplo sentido. Como sabem hoje em dia a maioria das pessoas pode não ter o Microsoft Office instalado nos seus computadores, Iphones, tabletes, mas sabe escrever (bem ou mal) no Facebook e partilhar fotos.

    - Relativamente às estatísticas de visitas ao site, 5.206 visitas (desde a criação, pelo menos desde fevereiro 2012), muito fracas em minha opinião, estas apenas são o espelho do que não está bem no vosso website (promoção e conteúdos). Em minha opinião as estatísticas são uma faca de 2 gumes, isto é podem ser bem ou mal interpretadas. Hoje em dia há formas de obter estatísticas mais detalhadas (países, cidades, nº de visitas, páginas visitadas, etc…) através do Google analytics.

    Acho que para uma primeira abordagem já existe matéria suficiente para que façam um “turn over” ao site.

    Volto a frisar que estas são considerações pessoais. Desejo apenas que estas sugestões ajudem no vosso trabalho de mudança, angariação e continuidade.

    Para finalizar quero apenas dizer que optei por colocar este comentário como anónimo, não por ter qualquer tipo de receio de ser identificado (aliás quem me quiser identificar basta sacar o meu IP) mas simplesmente porque sim, eheheh…

    Para aguçar o apetite (a quem interessar) posso apenas dizer que conheci por acaso o autor Quelhas há uns atrás na Póvoa de Lanhoso, aquando do lançamento do livro “Inspiração do Compositor”

    Cumprimentos e bom ano 2013,
    Anónimo por opção

    ResponderEliminar
  3. Bom dia

    Obrigado pelas dicas

    Vou com certeza responder-lhe a todas as questões, porque merece o nosso respeito e porque soube fazer uma análise clara e objectiva, assim como crítica (ou não) social construtiva!

    O porquê destas pequenas falhas, para além de um erro ou outro! Quem escreve, fá-lo gratuito. Não temos assinantes e nem publicidade que pague para idealizar um melhor método.

    Nota: Já nos abordaram, mais ou menos desta forma e ao fim ao cabo queriam depois terem lucros, quando este é um projecto cultural sem fins lucrativos e se por ventura acontecer isso no futuro, vai-se canalizar em eventos culturais, porque ninguém ajuda em termos financeiros, estamos a tentar com o Gabinete dos Negócios estrangeiros e da Cultura.

    Pedido: Se tem realmente jeito e queira dar de si algo bom para o nosso jornal, estamos abertos a recebe-lo (a) de braços abertos. Quem sabe, tudo se torna mais atractivo e daí advém ajudas internas e externas para o projecto e ficamos todos a ganhar.

    Terei gosto de partilhar este e-mail com os outros escritores ou colaboradores do jornal e se bem entendermos, colocar no jornal a pedir ajuda aquilo que não temos e darmos uma resposta a si caro compatriota.


    Um abraço,

    Quelhas

    ResponderEliminar
  4. Não quer dizer que o jornal vai sair em papel tal e qual como está no blog. O jornal vai sair com 16 páginas a preto e branco e 16 páginas a cores. O jornal colorido fica mais bonito no site e por isso se optou por esse sistema. A ortografia é escolhida por quem no jornal escreve. Se escrevo na nova ortografia, os outros não tem que me seguirem, nem concordo com a nova ortografia, faço-o apenas por questão de estilo. Também por questão de não ter interesse quem sou eu, mantenho-me anónimo e quando falar com mais conteúdo, caso seja preciso, cá estou eu para assinar meu nome. Bom ano a todos.

    ResponderEliminar
  5. Chico Bento Este nosso projecto é executado por pessoas que têm amor áquilo que fazem, não somos profissionais, muito longe disse, não embarcámos neste projecto para ganhar dinheiro, mas sim para divulgar a nossa cultura, tentamos dar o nosso melhor e para alem de mais estamos de braços abertos a quem no queira ajudar a melhorar o nosso trabalho, pois muitas vezes chegamos a casa e quando nos apetece é descansar ainda vamos para o computador dar um bocadinho mais de nós para enriquecer a nossa cultura, claro que aceitamos todas as criticas construtivas e agradecemos ás almas generosas que queiram colaborar connosco para que possamos melhorar em todos os aspectos....para mim é dificil adaptar-me ao novo acordo ortográfico, pois aprendi a escrever á moda antiga e perservo-a para dar menos erros, obrigado pela ajuda que nos puderem dar para melhorar-mos aquilo que com amor fazemos.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    Uma vez que mais pessoas participam neste espaço sob o pseudónimo “anónimo” o que pode levar a más interpretações ou mesmo confusões, os meus comentários a partir de agora serão assinados como Anónimo-PVL.

    Quelhas,
    Acredite que não é minha intenção vender o quer que seja, nem mesmo os meus serviços nesta ou outra área. Teci os comentários simplesmente numa base de melhoria do vosso processo de mudança.

    Como diz, eventualmente tenho jeito para algumas coisas. Sei muito bem o que é lançar projetos sem qualquer cariz financeiro, despender inúmeras horas em prol de algo em que acreditamos e no fim como diz e bem o povo “a vaca nem mugiu nem tugiu”, mas faz parte do jogo, eheheh…

    Logo que tenham identificado as vossas necessidades e eventualmente as publiquem para que toda a gente saiba o que necessitam; terei todo o gosto em participar no vosso projeto, seja com ideias, artigos, sugestões, etc…

    Anónimo,
    O jornal físico saíra com o nº de páginas que entenderem (dependendo da matéria que lá colocarem) mas acredito que a versão online não necessita de ser tratada nos moldes em que está a ser efetuado, uma vez que destabiliza a apresentação do próprio site (páginas ficam por cima de outras indicações do site). Podem transformar a versão online num vulgar PDF de excelente qualidade e as pessoas para visualizarem só tem de clicar no respetivo link. Com esta transformação em PDF os leitores podem até fazer o download e depois podem ler o mesmo sentados nos sofás de suas casas. Podem até criar uma versão online em que por cada download cobram uma pequena quantia (existem (n) de soluções).

    Há inclusive jornais ou revistas que utilizam programas (software) que nos permite ler as publicações como se de originais se tratassem. A título de exemplo e passo a publicidade (foi um exemplo que encontrei na net), visitem o seguinte link [ http://revistaoutdoor.pt/index.php/edicoes/index.1.html ]e depois de entrarem cliquem por exemplo na revista Nº08, isto para terem uma ideia do que falo (versão em PDF ou versão online).

    Uma vez que insiste na questão do acordo ortográfico e tal como eu não é simpatizante, queiram clicar no seguinte link[ http://www.microsoft.com/downloads/pt-pt/details.aspx?FamilyID=fbfbb5c9-cf89-4755-bd30-f8aee05b846e ] e automaticamente se utilizarem o word do Microsoft Office este é atualizado para a versão novo acordo ortográfico (download gratuito).

    Não me leve a mal mas discordo de si quando afirma “A ortografia é escolhida por quem no jornal escreve”, isto porque para mim qualquer projeto pessoal, empresarial, remunerado ou não, etc… tem de obedecer a regras sob pena de não se tornar um projeto credível e quem dita as regras são os mentores do projeto e não quem nele participa. Se assim não for esse mesmo projeto torna-se uma “feira das vaidades” em que cada um pensa e age de sua cabeça.

    Acredito que toda a gente quer o melhor para o projeto, mas tem de haver um fio condutor, independentemente da nossa boa vontade.

    Chico Bento,

    Todo o trabalho efetuado no projeto pelos diferentes intervenientes é voluntário, logo segundo a própria definição de voluntariado, este é um trabalho sem fins lucrativos.

    Haverá com certeza mil e uma razões que movem essas pessoas a participarem, daí que ninguém está à espera de ser laureado.

    Agradeço a gentileza no convite e com certeza a seu tempo e sobretudo havendo tempo, terei todo o prazer em contribuir para a “causa”, eheheh…

    Cumprimentos a todos,
    Anónimo-PVL


    P.S: Como constataram, os sites são entidades por natureza estáticas, pelo que por vezes temos de “espicaçar” os leitores com assuntos que conduzem à discussão e partilha de ideias e a tomadas de posições. Estamos com 6 comentários (um record até ao momento) e com certeza mais virão. É esta a beleza da Net.

    ResponderEliminar
  7. Este projecto foi-me apresentado pelo Carlos Quelhas, que é o entusiasta da comunicação social, sempre atento às novas oportunidades de afirmação da cultura regional; sempre lhe dei o meu consentimento e colaboração, para também participar com artigos nas áreas do meu interesse, nomeadamente política e educação! Porque sou solidário com as iniciativas da cultura popular, em que sempre me enraizei! Prometo redigir sempre segundo as regras anteriores ao acordo ortográfico, em que o principal interessado já disse não ir aplicá-lo! Portugal, mais uma vez, presta-se sempre ao papel de burro...

    ResponderEliminar
  8. Obrigados a todos que comentaram.
    Para que então possa ouvir da melhor forma o cidadão anonimo PVL, gostaria que me responde-se para o meu e-mail inspiracaodoautor@sapo.pt será um grande prazer ter mais um cidadão da Póvoa de Lanhoso ou a morar na Póvoa de Lanhoso, para além do Sociólogo Macedo de Barros e o Poeta Domingos Ferreira.
    Um grande abraço a todos que acreditam neste projecto. Obrigado em nome de quem nos apoia e contribui no jornal...

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!

    No meu primeiro comentário mencionei que era apartidário, que respeitava todo e qualquer assunto aqui tratado assim como todo e qualquer colaborador. Não efetuei qualquer crítica pessoal, pelo que o José Macedo de Barros não precisa de justificar-se, a minha opinião vale o que vale, sou aquilo a que os americanos gostam de chamar de “John Doe” ou se preferirem em português, alguém, fulano.

    Acho que estamos a despender demasiado tempo e energia no que toca à questão do acordo ortográfico. Foi uma sugestão à semelhança das outras. Se como dizem o principal interessado já disse não ir aplica-lo, então pronto, não falemos mais no assunto.

    Cumprimentos,
    Anónimo-PVL

    ResponderEliminar
  10. Caro Quelhas,

    Agradeço o convite e em tempo oportuno irei contactá-lo.

    “Be patient mein freund” :)

    Cumprimentos,
    Anónimo-PVL

    ResponderEliminar
  11. Bom dia com muita alegria.
    Carreguem o nosso jornal no Google e leiam em viagem para o trabalho ou na pausa.
    Já agora participem no debate e digam ou respondam aos comentários que cá estão.
    Está uma conversa interessante.
    Continuação de um bom dia.
    http://jornalculturaexpressaoportuguesa.blogspot.ch/

    ResponderEliminar
  12. Finalmente estamos a distribuir o nosso/vosso jornal nos espaços portugueses http://jornalculturaexpressaoportuguesa.blogspot.ch/ visitem online e peçam para receber em casa. Era de bom agrado que ajudassem este projecto a crescer, para que ajudemos outras causas nobres e culturais, coisa que faz muita falta na Suíça. Obrigados em nome do grupo Cultura…

    ResponderEliminar